Marcadores

terça-feira, 16 de agosto de 2011

PROJETO FOLCLORE


Projeto Folclore- 1º fase do Ensino Fundamental

"Toda pessoa é um produtor de cultura... é portanto, um portador de folclore".

A maneira espontânea e tradicional de viver de um indivíduo, resultante do seu dia-a-dia é que constitue uma cultura popular ou folclórica.
As sugestões que estão aqui expostas devem ser adaptadas conforme aos níveis de maturidade de cada grupo de alunos bem como aos objetivos do professor.

PROJETINHO FOLCLORE- para 1ª fase do Ensino Fundamental

Justificativa:
O Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade.
É portanto necessário conhecer e identificar para valorizar.


Objetivos:
*Oportunizar o educando a entrar em contato com algumas manifestações da cultura popular da sua região;
*Conhecer e divulgar a importância do Folclore;
*Desenvolver a imaginação, através a leitura de lendas folclóricas;
*Incentivar o gosto pela leitura, arte, música e dança- de forma contextualizada;
*Conhecer para valorizar a cultura popular.


Conteúdos:
*Linguagem Popular:
Termos e expressões características usadas na comunidade, como: gírias, ditados, provérbios, gestos e mímicas;
*Nomes populares:
Nomes ou apelidos que o povo batizam cidades, ruas, povoados, caminhos, bairros...
*Apelidos:
Apelidos de pessoas e sua explicação popular.
*Nomes de plantas e animais:
Nomes de diferentes animais e plantas caseiras e medicinais;
*Comidas e bebidas:
Receitas de comidas e bebidas mais tradicionais;
*Medicina popular:
Pomadas, chás, garrafadas e outros remédios;
*Festas de passagens ou cíclicas:
Comemorações populares, batizados, noivados, casamentos e mortes. Natal, Páscoa, Ano-Novo, Festas Juninas, Semana Santa.
*Casos contados:
(Causos) Casos de pescadores, caçadores, assombrações.
*Supertições:
O que as pessoas acreditam que faz bem ou mal, com as devidas explicações;
*Danças:
Tradicionais da comunidade.

Semana do Folclore

*Dramatização das lendas por grupos de alunos;
*Confecção de máscaras de personagens da lenda;
*Oficina de dobraduras e sucatas;
*Concurso de desfile e trajes tradicionais;
*Concurso de advinhas;
*Gincana de provérbios;
*Músicas;
*Remédios caseiros;
*Festival de comidas típicas;
*Ouvir discos e fitas de músicas folclóricas;
*Brincadeiras de roda, rítmo;
*Entrevista com os familiares sobre as brincadeiras do seu tempo.
*Pesquisa sobre festas regionais: Folia de Reis, Festa do Divino.....
://professoraericanaves.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário